O bairro Cidade Baixa é um bairro histórico na capital gaúcha. No século 19, era conhecido como Arraial da Baronesa e era parte das terras da Baronesa de Gravataí, que na época também possuía outras terras da região que eram utilizadas para trabalho escravo. Na metade do século XX, as ruas Avaí e Sarmento Leite receberam diversas indústrias, cinemas e igrejas. Isso contribuiu significantemente para o aumento populacional do bairro.
Na década de 1960 uma lei cria oficialmente o bairro Cidade Baixa.
Atualmente, é conhecido pelos porto-alegrenses como o bairro mais boêmio de Porto Alegre. E não é por acaso. Nele, é possível encontrar bares, casas noturnas e restaurantes para todos os gostos. Moradores e turistas lotam as ruas do bairro em todas as épocas do ano, 24h por dia.
Dentre as principais ruas, é possível destacar a General Lima e Silva, Rua da República, João Alfredo, José do Patrocínio e Sarmento Leite.
Compartilhar
Colocar um imóvel para alugar pode ser uma boa solução para quem quer complementar sua renda ou ainda, para quem quer viver financeiramente somente por este meio. Ter uma imobiliária que atue como parceira neste processo é extremamente importante, a fim de evitar possíveis transtornos. Confira alguns pontos de atenção na hora de colocar seu imóvel para alugar.
Até as primeiras décadas do século XX, a região que atualmente corresponde ao Jardim Itu-Sabará tratava-se de uma grande fazenda. O início da urbanização da área data da década de 1950 e, em 1954, a região transformou-se em um loteamento.
Para quem está buscando uma locação, a principal dúvida é quanto aos documentos necessários para dar entrada no aluguel. Alguns documentos são exigidos no momento do contrato de aluguel, a fim de que entrega do imóvel seja efetuada sem problemas.