Em um mundo cada vez mais conectado, com excesso de informações a todo o momento e com metas altas sendo estabelecidas tanto a nível pessoal e profissional, o gerenciamento do tempo livre muitas vezes não ocorre, principalmente para moradores de grandes metrópoles. O modelo de vida que atualmente a sociedade vive e a cultura de “estar sempre fazendo algo” pode ocasionar estresse e esgotamento, e muitas vezes, mesmo momentos de descanso e lazer são invadidos por demandas profissionais. Por isso, a gestão do tempo se torna imprescindível para uma melhor qualidade de vida. Mas você sabe como fazer para planejar melhor suas demandas e consequentemente seu tempo? Confira essas dicas essenciais :)
Organize todas as tarefas do dia logo cedo: Escolha um meio que se adéque ao ser perfil (papel, notebook, tablet, celular) e anote todas as tarefas e atividades que devem ser realizadas ao longo do seu dia. Inclua na lista as atividades particulares, já que estas também são importantes.
Enumere as atividades por ordem de importância: Priorize as atividades mais críticas e as mais importantes. Realize primeiro as que forem mais fáceis de resolver. As que são mais demoradas, mas igualmente críticas devem vir em seguida.
Aprenda a executar mais de uma atividade ao mesmo tempo: A simultaneidade de tarefas é o ponto mais crítico e estressante para as pessoas. A questão é bem simples: em algum momento, a atividade que você iniciou deve contar com a interação de outro agente, seja lá quem for. Enquanto você espera pela interação, dê início à próxima atividade priorizada. Assim você conseguirá ganhar tempo na execução de tudo o que precisa cumprir.
Seja disciplinado com a sua agenda: Mantenha os compromissos assumidos, sem ceder à alterações na sua agenda. E se precisar ceder à solicitação de alteração de sua agenda, tente negociar o novo compromisso ou tarefa para um momento em que você tenha um tempo disponível.
Aprenda a dizer “não” sem temer: Assumir novas atividades, mesmo quando a sua agenda já está cheia, por receio do que os seus gestores/pares pensarão a respeito do seu comprometimento com a empresa, com o projeto ou com a equipe é um erro. Tão grave quanto dizer “não” é não entregar o que foi prometido na data combinada. Pense nisso!
Gerenciando melhor seu tempo, você conseguirá curtir suas férias e finais de semana de forma mais tranquila! ;)
Compartilhar
Na última semana de abril, foi anunciada pela Caixa Econômica Federal a redução nas taxas de financiamento de imóveis. As taxas mínimas da Caixa passaram de 10,25% ao ano para 9% ao ano, no caso de imóveis do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% ao ano para 10% ao ano para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). As taxas máximas caíram de 11% para 10,25%, no caso do SFH, e de 12,25% 11,25%, no SFI. O banco também aumentou novamente o limite de cota de financiamento do imóvel usado, de 50% para 70%.
A casa ou apartamento próprio pode parecer um sonho distante. Mas, com planejamento financeiro esse sonho pode se tornar realidade, principalmente se você começar a planejar cedo. O financiamento é uma das alternativas para quem quer adquirir seu próprio imóvel. A faixa etária dos 30 anos se mostra uma idade propícia para começar a fazer planos como esse, principalmente porque ao comprar um imóvel, você tem o direito de financiá-lo em até 35 anos.
O bairro Petrópolis tem sua origem nas primeiras décadas do século XX. A região tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado e produção de leite. Seus primeiros moradores eram oriundos tanto do interior do Estado como do centro da capital, que a partir da década de 40, procuraram áreas mais afastadas para moradia.