A área de serviço é um cômodo indispensável em qualquer imóvel. Há algum tempo, as roupas eram lavadas à mão e colocadas para secar no sol, em um varal. Hoje, com apartamentos enxutos e pequenos espaços, bem como pouco tempo, máquinas de lavar e secar, assim como varais sanfonados para uso interno também se tornaram essenciais. Mas como organizar todos esses utensílios, além dos materiais de limpeza, em um único (pequeno) cômodo? Confira essas dicas!
Varais: Instale o varal de acordo com seu espaço. Há modelos de teto, de chão (dobrável), de parede com varetas independentes e também o sanfonado, que fica fechado quando não está em uso.
Paredes: Procure utilizar o máximo de paredes possíveis, fixando armários e prateleiras a partir de 15 cm do chão. O mercado está repleto de ótimas opções, como prateleiras, armários, nichos, suportes, ganchos, entre outros.
Cestos: Monte cestas com produtos de limpeza para cada setor da casa: cozinha, banheiros, quartos. Coloque em cada uma um pano de chão, pano de limpeza, detergente, enfim, tudo o que for necessário para a limpeza daquele ambiente. Identifique cada cesto, para que qualquer pessoa da casa saiba onde poderá usá-los.
Para pendurar: Vassouras, rodos e pás de lixo, podem ser penduradas em ganchos próprios. Ferro e tábua de passar também podem ser penduradas na parede. Próximo a eles, posicione uma prateleira para apoiar seus acessórios, como spray para passar, rolo adesivo e papa bolinhas.
Produtos de limpeza: Em prateleiras mais altas, longe do alcance de crianças e animais, guarde todos os produtos de limpeza, organizados em fileiras e por ordem de data de validade (os que perecem primeiro ficam na frente). Nunca guarde alimentos neste local, nem mesmo ração de animais!
Compartilhar
No Brasil predomina a cultura de ter imóvel como investimento. Pense bem: quantas pessoas você conhece que se esforçam ao máximo para comprar um imóvel? A casa própria pode trazer prazer para quem quer essa conquista, mas, do ponto de vista financeiro, nem sempre é o mais vantajoso.
Na última semana de abril, foi anunciada pela Caixa Econômica Federal a redução nas taxas de financiamento de imóveis. As taxas mínimas da Caixa passaram de 10,25% ao ano para 9% ao ano, no caso de imóveis do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% ao ano para 10% ao ano para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). As taxas máximas caíram de 11% para 10,25%, no caso do SFH, e de 12,25% 11,25%, no SFI. O banco também aumentou novamente o limite de cota de financiamento do imóvel usado, de 50% para 70%.
Janeiro e Fevereiro são os meses conhecidos por serem destinados às férias. Mães e pais são dispensados do trabalho por alguns dias, enquanto seus filhos ganham uma folga das aulas escolares. E aí surge a dúvida: como fazer passeios em família sem estourar o orçamento familiar?