O nome do bairro foi escolhido em homenagem ao Barão de Rio Branco, após sua morte em 1912. Antes disso, o bairro era chamado de “Colônia Africana”, pois abrigava os escravos alforriados e, mais tarde, os libertos pela Lei Áurea.
Beirando o Caminho do Meio, atual Avenida Protásio Alves, a área limitava-se a poucas ruas que, na época, tinham outros nomes. A rua Esperança (atual Miguel Tostes) foi a que primeiro contribuiu para o desenvolvimento do bairro, onde aconteceu um loteamento das terras da proprietária, o qual foi estruturando o local. O nome da rua se devia à maior proprietária de terras da região.
O bairro abriga instituições de ensino privadas da Capital: o IPA – Instituto Metodista de Porto Alegre (desde 1923), o Colégio Americano (desde 1885) o Colégio Leonardo da Vinci (desde 1980) e o colégio Israelita, além de outras opções de ensino público. Outra instituição que movimentou o bairro foi o antigo Hospital de Reumatologia, na rua Álvaro Alvim, atualmente pertencente ao complexo Ulbra Saúde. Atualmente, é um bairro bastante desenvolvido, com prédios residenciais de bela arquitetura, mas também com boas possibilidades de diversão, como o Clube Caixeiros Viajantes.
Compartilhar
O bairro Petrópolis tem sua origem nas primeiras décadas do século XX. A região tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado e produção de leite. Seus primeiros moradores eram oriundos tanto do interior do Estado como do centro da capital, que a partir da década de 40, procuraram áreas mais afastadas para moradia.
A casa ou apartamento próprio pode parecer um sonho distante. Mas, com planejamento financeiro esse sonho pode se tornar realidade, principalmente se você começar a planejar cedo. O financiamento é uma das alternativas para quem quer adquirir seu próprio imóvel. A faixa etária dos 30 anos se mostra uma idade propícia para começar a fazer planos como esse, principalmente porque ao comprar um imóvel, você tem o direito de financiá-lo em até 35 anos.
A administração de um condomínio não é uma tarefa simples: muitos itens para manutenção, atividades operacionais, gerenciamento de colaboradores, administração e contabilidade. Do mesmo modo, o síndico deve estar sempre atento e disposto a prover bem-estar e ótimo relacionamento entre os seus condôminos.