No século XIX, a região conhecida hoje como Praia de Belas era ocupada por chácaras e sítios. Uma das primeiras chácaras á beira do lago Guaíba era propriedade de Antônio Rodrigues Belas, que construiu uma passagem que tornou-se importante para o comércio local. Assim, seu nome originaria o nome do bairro “Praia de Belas” em 1960, quando o aterro do lago Guaíba foi concluído.
Atualmente, o bairro se diferencia dos demais devido ao seu planejamento, abrangendo diversos prédios públicos e residenciais. No que se refere a lazer, o Praia de Belas abriga o Parque Marinha do Brasil, inaugurado em 9 de dezembro de 1978 na área do aterro, assim como o Estádio Beira-Rio e o Gigantinho, de propriedade do Sport Club Internacional e datados do ano de 1969.
O Marinha do Brasil, planejado no contexto do Projeto Renascença de 1975, é um parque essencialmente esportivo, com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo, aparelhos para ginástica, campos de futebol sete, além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d´água.
Além disso, o bairro conta, desde 1981, com o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como “Estância da Harmonia. Com 65 hectares, caracteriza-se por reunir diversos aspectos da tradição gaúcha, com churrasqueiras ao ar livre e galpão crioulo, onde se realiza, anualmente, as comemorações da Semana Farroupilha.
Em 1992, o Shopping Praia de Belas foi inaugurado, com uma diversidade de lojas, praça de alimentação e cinemas. Assim, o Praia de Belas se caracteriza por um bairro completo, com áreas verdes, espaços para lazer, comércio e esportes.
Fonte: Centro de Pesquisa Histórica
Compartilhar
Janeiro e Fevereiro são os meses conhecidos por serem destinados às férias. Mães e pais são dispensados do trabalho por alguns dias, enquanto seus filhos ganham uma folga das aulas escolares. E aí surge a dúvida: como fazer passeios em família sem estourar o orçamento familiar?
Na última semana de abril, foi anunciada pela Caixa Econômica Federal a redução nas taxas de financiamento de imóveis. As taxas mínimas da Caixa passaram de 10,25% ao ano para 9% ao ano, no caso de imóveis do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% ao ano para 10% ao ano para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). As taxas máximas caíram de 11% para 10,25%, no caso do SFH, e de 12,25% 11,25%, no SFI. O banco também aumentou novamente o limite de cota de financiamento do imóvel usado, de 50% para 70%.
Na hora de comprar ou alugar um imóvel, sempre surge essa dúvida. Algumas vezes, em uma mesma rua, os preços podem variar em até 50%. E isso ocorre porque existem algumas variáveis que são levadas em conta na hora de determinar o preço de um imóvel. Confira quais são!