Blog

Imagem

Dicas para quem quer alugar o seu primeiro imóvel

30/10/2017

Escolher a sua nova morada pode ser bem mais simples do que parece. Visitar a Habitarte, agendar uma visita, ver o local, etc. Por isso vamos registrar aqui algumas coisas que aprendemos serem de extrema importância quando se vai procurar um apartamento para alugar.

1 – Quer pagar quanto?
Quando estiver escolhendo o apartamento na lista de possibilidades disponíveis da imobiliária, nunca esqueça de ver o valor do condomínio do prédio e somar isso ao aluguel para saber quanto você vai gastar por mês. Vale lembrar que você ainda terá as despesas de luz/água/telefone/outras contas na somatória mensal.

2 – Localização: custo-benefício
Se você tem carro, escolher um apartamento mais afastado do trabalho/faculdade e de mercados, farmácias e afins não é tão problemático. Mas se você está a pé, leve em consideração que estar perto de, pelo menos, um ponto de ônibus e um bom supermercado é uma mão na roda. Morar mais afastado é silencioso, mas você vai lembrar disso quando estiver voltando tarde da noite para casa sozinho.

3 – Sol
A dica vai além da astronomia, mas você precisa saber quando o sol bate no seu apartamento, em que direção, e em que horários. Se o apartamento fica em um angulo em que o sol quase nunca entra, ele pode ser úmido e você terá sérios problemas com mofo. Se ele entra direto na sala durante a tarde, você vai precisar estudar onde colocar sua TV.

4 – Ventilação
Se você está entre um apartamento que fica no meio do prédio e um que fica de esquina, escolha o de esquina. Os apartamentos que ficam no meio do andar do prédio sofrem de pouca ventilação, pois a brisa não consegue correr de uma janela para outra. Nesse caso, o apartamento pode ficar muito quente no verão.

5 – Elétrica
Se você usa muitos aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, computadores, etc., é importante se informar de como anda a fiação do apartamento. Prédio mais antigos normalmente tem fiação precária.

6 – Piso
Vale lembrar que quando o piso é forrado com carpet, dará bastante trabalho, além disso você não poderá ter bichinhos de estimação peludos e nem ser alérgico a poeira. Já os pisos de madeira laminada são fáceis de riscar, e você vai precisar das explicações à imobiliária quando for devolver o apartamento. Os pisos de pedra (azulejos, Porcelanato, etc.) apesar de mais frios são mais resistentes e fáceis de limpar.

7 – Acústica
É sempre bom reparar se você escuta muito dos vizinhos, afinal se você é muito barulhento, eles vão se incomodar, e o contrário vai ser ainda pior, você será incomodado.

Essas são dicas essenciais, outras coisas como o estado do apartamento, o andar, a vista e a garagem são questões mais pessoais que só você poderá decidir.

Veja a matéria completa no site Vizinho Novo.

Compartilhar

Posts relacionados

Imagem

Mora sozinho? Confira essas dicas que vão facilitar a sua vida!

02/01/2018

Morar sozinho é uma decisão que inspira liberdade e independência. Fazer tudo o que você gostaria de fazer, no seu tempo e da forma que você quiser. Porém, essa decisão também inspira responsabilidade. Afinal, você é responsável por tudo, não é mesmo? Desde o pagamento das contas da casa até lavar as roupas, limpar a casa e ir ao supermercado.

Imagem

Quer alugar um imóvel? Confira a lista de documentos necessários

10/12/2018

Para quem está buscando uma locação, a principal dúvida é quanto aos documentos necessários para dar entrada no aluguel.  Alguns documentos são exigidos no momento do contrato de aluguel, a fim de que entrega do imóvel seja efetuada sem problemas.

Imagem

Bairro Bom Fim: colonização judaica e tradicionalismo em Porto Alegre

20/04/2018

Em meados dos anos 1860, o bairro Bom Fim chamava-se Campo da Várzea. Possuía, na época, poucas casas, algumas chácaras, sítios e matas nativas, que foram utilizadas como refúgios para os escravos. Com a construção da Capela Senhor do Bom Fim, em 1867, o bairro passou a chamar-se Campo do Bom Fim.

ENCONTRE O SEU IMÓVEL

Negócio
Categoria
Localização
Código
Dormitórios
Valor de venda