Blog

Imagem

Bairro Cristal: Hipismo, cultura e urbanização

04/05/2018

No século XX, deu-se início o processo de urbanização do bairro Cristal a partir da abertura do Hipódromo. Na época, a abertura deste espaço foi sinônimo de modernidade e status para o bairro. Mas a história do bairro inicia em XIX, com a chegada de famílias italianas que cultivavam pomares e hortas. Nesta mesma época, o Cristal passou a abrigar importantes instituições como a Hospedaria para Imigrantes em 1881, que cedeu lugar, dezoito anos depois, ao alojamento do 3º Batalhão de Infantaria da Brigada Militar e onde, posteriormente, foi construída a Enfermaria da Brigada.

A origem do nome do bairro tem duas versões: a primeira fala que o General Bento Gonçalves da Silva e sua tropa, anos antes da Revolução Farroupilha, teria repousado sob a sombra de uma figueira na região – esta, conservada até hoje pelos moradores do bairro. Como Bento possuía uma estância denominada Cristal, pode ter sido este o motivo do nome do bairro. A segunda versão trata do fato de que, no espaço onde se consagrou o bairro, havia uma rica concentração de quartzos, que brilhavam no solo da região, eis o porquê da designação.

Atualmente o bairro conta com pontos importantes da Capital, como o Jockey Club, o Clube Veleiros do Sul, o Iate Clube Guaíba e o Museu Iberê Camargo.

Fonte: Centro de Pesquisa Histórica

Confira as ótimas oportunidades de imóveis para alugar neste bairro em: https://goo.gl/1xetHg

Compartilhar

Posts relacionados

Imagem

Bairro Praia de Belas: Parque Marinha, Estância da Harmonia, shopping e muito mais!

09/04/2018

No século XIX, a região conhecida hoje como Praia de Belas era ocupada por chácaras e sítios. Uma das primeiras chácaras á beira do lago Guaíba era propriedade de Antônio Rodrigues Belas, que construiu uma passagem que tornou-se importante para o comércio local. Assim, seu nome originaria o nome do bairro “Praia de Belas” em 1960, quando o aterro do lago Guaíba foi concluído.

Imagem

Bairro Petrópolis: tradição, natureza e comércio ativo

29/01/2018

O bairro Petrópolis tem sua origem nas primeiras décadas do século XX. A região tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado e produção de leite. Seus primeiros moradores eram oriundos tanto do interior do Estado como do centro da capital, que a partir da década de 40, procuraram áreas mais afastadas para moradia.

Imagem

Aplicativos ajudam a organizar a rotina doméstica e a economizar tempo e dinheiro

04/12/2017

A rotina de quem mora em grandes cidades é cheia de atividades e muitas vezes torna-se difícil conciliar todos os afazeres. Para quem tem filhos, é preciso buscá-los na escola, se preocupar com alimentação, higiene, lazer, etc. Assim, os aplicativos para smartphones e tablets surgiram para facilitar a vida das pessoas. Existe uma infinidade de aplicativos disponíveis, tanto para iOS como para Android, que foram pensados para dar aquela ajudinha na hora de organizar a sua rotina. Confira!

ENCONTRE O SEU IMÓVEL

Negócio
Categoria
Localização
Código
Dormitórios
Valor de venda